segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

caracteristicas dos seres vivos

REAÇÕES A ESTÍMULOS DO AMBIENTE
Os animais correm, saltam, nadam, procuram alimentos ou buscam parceiros para reprodução; os vegetais inclinam-se em movimentos mais lentos em direção à luz, as raízes movimentam-se em direção à fonte de água. Então a luz, a água, os alimentos, a necessidade de reprodução para a perpetuação da espécie são fatores estimulantes aos quais os seres vivos são capazes de reagir.

CRESCIMENTO
O aumento do volume de um corpo nos permite dizer que ele cresceu. Nos seres vivos, esse crescimento acontece em decorrência do aumento em número e tamanho das células. Isso ocorre devido à capacidade de incorporar e assimilar alimentos, transformando-os em energia.

REPRODUÇÃO
Todo ser vivo é capaz de dar origem a seres semelhantes a ele. A reprodução pode ser assexuada, quando não envolve união de gamelas (nome genérico para óvulo e espermatozóide) ou sexuada, quando envolve união de gamelas.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Todos os seres vivos são formados por substâncias químicas semelhantes, que podem ser orgânicas ou inorgânicas. As proporções desses elementos são variáveis entre os seres vivos.
a) Substâncias Inorgânicas
São formadas por moléculas pequenas e com poucos átomos. As principais são:
Substância percentual na célula animal Substância percentual na célula vegetal
Água 60% 75%
Sais Minerais 4% 2,5%

b) Substâncias Orgânicas
São formadas por grandes e complexas moléculas, tendo como elemento químico principal o carbono (C). As principais são:

Substância percentual na célula animal Substância percentual na célula vegetal
Proteínas 17% 4%
Lipídios 8% 1%
Carboidratos 6% 13,5%
Vitaminas e outras substâncias 2% 1%
Ácidos Nucléicos 3% 3%

Metabolismo
É a somatória de todas as atividades químicas que ocorrem em uma célula ou em todo o organismo. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será utilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam, movimentem-se etc.
O metabolismo divide-se em duas etapas:
a) catabolismo: quebra das substâncias ingeridas, com liberação de energia e sobra de resíduos.
b) anabolismo: utilização da energia produzida para reparação, crescimento e demais atividades celulares.

Organização celular
Com exceção dos vírus, que são desprovidos de uma organização celular, todos os demais seres vivos são formados por células. Existem aqueles em que o ser é formado por uma célula - são os unicelulares (protozoários, bactérias). Mas a maioria é composta por muitas células.
As células possuem a capacidade de se modificarem, diferenciando-se entre si. Dessa forma, elas podem desempenhar melhor suas funções.
Grupos de células semelhantes se unem, dando origem aos tecidos; tecidos se unem para formar um órgão, e órgãos se unem formando o sistema.
O conjunto de sistemas forma um organismo.

Homeostase
É a capacidade do organismo de manter em equilíbrio seu meio interno. Um exemplo é a manutenção da temperatura de nosso corpo em 36,5° C, mesmo que a temperatura ambiente seja 15° C.

Evolução
Todo processo de modificações por que passam os seres vivos ao longo do tempo. As modificações que ocorrem ao acaso, devido a mutações aleatórias no material genético do ser vivo, quando favoráveis em determinado ambiente, serão seccionadas e mantidas ao longo de gerações por meio da reprodução. Esse processo é denominado seleção natural.

0 comentários:

Template by - Parowski | DownLivre - Downloads Completos Só Aqui!